Caso cbc
O planejamento da organização nota-se desde o começo com a sociedade de duas pessoas com conhecimentos distintos, uma do setor de produção e outra da parte administrativa e comercial.
Tivemos um inicio modesto, mas que em pouco tempo cresceu muito rapidamente com as habilidades de Claudio no setor administrativo e de Marcel com seus conhecimentos no setor de produção.
Com o crescimento a empresa virou sociedade e foi oferecido aos funcionários mais dedicados e fieis cargos de diretores. Uma organização dividida em apenas dois sócios em que um apenas mandava e os demais obedeciam fielmente. Não tinha uma visão proposta, não havia uma visão definida e nem valores a apresentar, somente se preocupavam com o presente.
Atuavam no ramo de confecções e moda com vestuários para cada estação atendendo assim o público em geral. Dessa forma a empresa crescia e sua razão de existência era a dedicação de seus sócios.
Sistema Organizacional
A empresa era constituída por dois sócios sendo Claudio tomador de decisões e controlador das tarefas burocráticas e administrativos ficando ao encargo de Marcel o controle operacional e este sempre confiando em todas as decisões de Claudio e as seguindo fielmente.
Com o crescimento da empresa Claudio e Marcel resolveram nomear outros cinco funcionários para cargos na diretoria e escolheram os mais fieis para ocupá-los e mesmo assim as decisões continuavam sendo todas de Claudio e estes só as obedeciam.
A empresa não tinha nenhum planejamento de futuro sendo que seu horizonte era voltado apenas para o presente. Seus objetivos e metas eram verificados apenas no final do período das quatro estações e isso acontecia quase que por acaso.
Modelo Gerencial
A direção da empresa era sempre de Claudio, não havia coletas de informações nem se pensavam em mudança de cargos. Com essa falta de informações não se sabia se precisa ser tomadas medidas de ação em outros setores ou mesmo se haveria algum funcionário a