Caso cbc
Cláudio Barros um profissional na área de modas da capital, demonstrava um líder centralizador e Marcel imigrante francês que chegou ao país trazendo uma grande experiência na indústria parisiense e atuando na parte operacional, e juntos criaram uma oficina de confecção com pouco recurso que tinham e a transformaram em uma das maiores indústria de confecções do pais. Enquanto Claudio revelava se um líder alto confiante e atuante na área administrativa da empresa Marcel vivia completamente pela indústria adquirindo novas maquinas adaptando outras, estudando processos e gerações com objetivos de baixar os custos e aumentar a produção e assim juntos transformaram a empresa em uma sociedade anônima com uma denominação social CBC, e concedendo a oportunidades aos funcionários que mais se destacaram pela fidelidade de se tornarem pequenos acionistas. Sendo assim a empresa que atuava no ramo de vestuário tinha como publico alvo o mercado logístico, e visava o lucro como razão de sua existência.
2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC
Enquanto Claudio estava na direção da empresa, a situação econômico-financeira era bastante solida, possuía sede própria e grande reputação junto aos fornecedores e estabelecimentos de credito e muita aceitação por parte dos lojistas e consumidores. Porem não apresentava planejamentos, pois Claudio como presidente não visava o futuro mais sim visava o presente, pois era um líder centralizador onde não encorajava os outros diretores, a cultivar idéias e tomar decisões. A empresa crescia no espaço e no tempo mais não tinha uma visão, nem valores por isso os objetivos não eram verificados. Nessas circunstancias seria impossível sequer admitir hipótese de que a fatalidade pudesse desestruturar a empresa.
.
3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC
Não havia nenhum canal direto entre líder e colaboradores. As idéias eram consideradas inoportunas e cabia exclusivamente a ele as tomadas de decisões e aos demais