Casimiro Montenegro Filho
Marechal-do-Ar, Casimiro Montenegro Filho foi militar do Exército Brasileiro, tendo passado, na criação do Ministério da Aeronáutica, para a Força Aérea Brasileira.
Quando ainda era um jovem Tenente-aviador do Exército, foi um dos responsáveis pela criação do Correio Aéreo Militar, que veio a se tornar o Correio Aéreo Nacional.
Foi idealizador e fundador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Centro Técnico de Aeronáutica (CTA), este sendo posteriormente denominado de Centro Técnico Aeroespacial, de Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial e, atualmente, de Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial.1
A vida de Montenegro está relatada em pormenores na obra de Fernando Morais Montenegro As Aventuras do Marechal que Fez uma Revolução nos Céus do Brasil, lançada em 2006 pela Editora Planeta.
Biografia
Casimiro Montenegro Filho nasceu em Fortaleza, estado do Ceará, em 1904, filho de Casimiro Ribeiro Brasil Montenegro e de Maria Emília Pio Brasil. Fez seus primeiros estudos na sua cidade natal e, aos 19 anos de idade, contrariando o seu pai, viaja para a cidade do Rio de Janeiro (com a ajuda do seu irmão mais velho, Alfredo) para tornar-se militar.
No Rio de Janeiro, entra para a Escola Militar do Realengo.
Em 1930, já Tenente do Exército e instrutor de vôo, participa da revolução que derruba a velha oligarquia do café com leite.
Em 12 de junho de 1931 realiza o primeiro voo do CAM (Correio Aéreo Militar, transformado, mais tarde, no Correio Aéreo Nacional), entre o Rio de Janeiro e São Paulo, serviço este que ajudou a criar e também abriu várias novas rotas com destinos como o sul e o nordeste do país.
No voo realizado em 12 de