Case Ratios
Primeiramente procuramos identificar e apontar, como os nossos conhecimentos atuais, as características das empresas envolvidas no CASE e em seguida classifica-las conforme seu comportamento no mercado e com os balanços disponíveis.
1) Fast – Food restaurant chain: margens razoáveis para manter o negócio em operação. Devem ter estoques altos, pois existem muitos produtos com alta rotatividade e com entrega frequentes de mercadorias para as afiliadas. Gastos altos com o ativo fixo, pois precisam estar bem localizadas para terem uma boa venda. Outra característica, não possuem investimento com R&D.
2) Computer software development: caracterizada por um grande gasto com R&D para manter os desenvolvimentos de novos produtos atuais, conforme a necessidade do cliente. Contas a pagar relativamente baixo, como um alto nível caixa pelo pagamento das licenças dos softwares pelos clientes. Não devem ter estoques.
3) Airline: empresa com alto índice de endividamento devido ao financiamento das aeronaves, com um alto valor do ativo fixo. Não devem ter estoques altos e seus maiores gastos estão envolvidos com a manutenção das aeronaves. Um bom caixa, devido ao recebimento das vendas de passagem aérea, podendo antecipar vendas antes dos gastos com viagem. Não possuem gastos com R&D. Margem baixa de contribuição.
4) Internet retailing: normalmente empresas sem ativos fixos, sendo que o único ativo que a empresa possui é o domínio da marca na rede. Estoques relativamente baixo e uma boa infra-estrutura em logística para atender a demanda dos clientes, são característica desta empresa. Contas a receber alta, devido às facilidades de pagamento aos clientes e também como alto valor no contas a pagar. Sem investimentos em R&D.
5) Railroad: empresa com uma característica parecida com a de aviação. Altos financiamentos para compra de trens e baixos estoques. Principais gastos devem ser com a