Case Petrobras
Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho
Curso: Administração
Unidade de Ensino: Brigadeiro
Nome
Leonardo Oliveira dos Santos
RA
1299546653
Atividade de Autodesenvolvimento
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Nome da Disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho
Curso: Administração
Unidade de Ensino: Brigadeiro
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
Tabela com perfil destoante de profissional
Crenças e valores da empresa
. Ética e transparência
. Orgulho de ser Petrobras
. Integração
Crenças e valores do profissional que sejam destoantes das crenças e dos valores da empresa
. Ética destorcida
. Indiferença com a organização
. Individualismo
1. Crenças e valores
Em todas organizações existem crenças e valores, estes que por sua vez representam tudo aquilo que a empresa presa e acredita ser o certo para a boa convivência e desenvolvimento no ambiente interno e externo.
Porém todo indivíduo tem suas próprias crenças e valores baseadas principalmente na sua moral, que é desenvolvida através de vários fatores como influência de grupos, sociedade, cultura etc.
Deste modo pode ocorrer em alguns casos um embate entre as crenças e valores da empresa e o colaborador, afetando ambos de formas distintas, porém igualmente destrutíveis piorando seus desempenho e crescimento.
2. Crença e valore que não são alinhadas com a organização
Ética destorcida, esse ponto expõe a seguinte questão, a empresa presa pela honestidade e transparência das informações, já o colaborador omitiu informações e fez parte de um esquema corrupto. A indiferença com a organização destoa do valor que abrange o orgulho de fazer parte da Petrobras, pois o funcionária demonstra total indiferença com esse valor ao participar de esquemas de corrupção.
Um