case petrobras
1. De acordo com o caso, quais são os stakeholders internos e externos da Petrobras?
Stakeholders internos: O Estado brasileiro (principal acionista da PETROBRAS, detentor de maior parte das ações) e os inúmeros acionistas como o BNDS e o Sindipetro.
Stakeholders externos: consumidores dos produtos da PETROBRAS, fornecedores de estaleiros e conglomerados da indústria da navegação ( a exemplo o Shipyard Jurong ), seus funcionários que chegam a ser mais de 60 mil e a mídia ( propaganda das metas alcançadas pela PETROBRAS)
2. O fato de o governo brasileiro ser o principal acionista da empresa afeta sua posição de stakeholder?Justifique.
Afeta nitidamente, os presidentes nomeam as pessoas de sua preferência para os mais altos cargos, ao longo prazo isso afeta o crescimento e produtividade da PETROBRAS, além do uso da publicidade para propagandas ligadas a política.
. 3. Por que podemos dizer que, até 1995, os concorrentes não eram um stakeholder da organização? Como isso afetou o crescimento organizacional? Explique.
Até 1995, a PETROBAS refinava e explorava seu petróleo no país, que ficou conhecida como monopólio de prospecção, como não possui concorrentes a organização teve um crescimento continuo nas sua atividades e ganhos, isso não atenuava sua eficiência e pouca incrementação na produtividade. O nacionalismo foi diminuindo e empresas estrangeiras passaram a ter participação no capital da empresa, é no exterior que se encontram os principais acionistas privados da PETROBRAS.
Até 1995, a Petrobras detinha o monopólio de prospecção, exploração e refino do petróleo no Brasil, a empresa não possuía concorrentes permitindo um crescimento contínuo em suas atividades e ganhos.
4. Como a influência governamental afeta apolítica de preços da empresa?
A influência governamental afeta a política de preços da empresa, por ter altos impostos no Brasil e sua presença em quase todos os setores produtivos afeta a economia