Mecânica
Em um sistema fechado (que não troca matéria com o meio externo nem possui forças agindo sobre ele) o momento total é constante. Este fato, conhecido como
Conservação do Momento Linear ou Conservação da quantidade de movimento, é implicado pelas leis de Newton. Suponha, por exemplo, que duas partículas interajam.
Pela terceira lei de Newton, as forças entre elas são iguais e opostas. Se as partículas são nomeadas 1 e 2, a segunda lei garante que F1 = dp1/dt e F2 = dp2/dt, sendo p o momento linear, então:
ou:
Se as velocidades das partículas são u1 e u2 antes da interação e depois são v1 e v2, então: m1u1 + m2u2 = m1v1 + m2v2
Esta lei se aplica independentemente de quão complicadas são as forças entre as partículas. Similarmente, se há várias partículas, o momento trocado entre cada par de partículas possui soma zero, então a mudança total no momento é zero. Isso pode ser generalizado para situações onde as leis de Newton não se aplicam, por exemplo, na teoria da relatividade e na eletrodinâmica.
Exemplo: Uma bola de 0,70 kg está se movendo horizontalmente com uma velocidade de 5,0 m/s quando se choca com uma parede vertical e ricocheteia com uma velocidade de 2,0 m/s. Qual é o módulo da variação do momento linear da bola?
Solução: A magnitude de mudança de momento da bola é
2) Conservação do Momento Angular para um sistema de partículas
Momento angular (também chamado de momentum angular ou quantidade de movimento angular) de um corpo é a grandeza física associada à rotação e translação desse corpo. No caso específico de um corpo rodando em torno de um eixo, acaba por relacionar sua distribuição da massa com sua velocidade angular.
O momento angular de uma partícula é definido pelo produto vetorial do vetorposição da partícula (em relação a um ponto de referência) pelo seu momento linear .
O momento angular depende do ponto de referência escolhido. Se a referência for