Case MOBIL
Módulo – Sistemas de Informação
CASE MOBIL – QUESTÕES SOBRE UM CASO DE APLICAÇÃO DO BALANCED SCORECARD
01 – Quando, no texto, se afirma: “Se a teoria de negócios da Mobil fosse válida, os aumentos na pontuação do mistery shopper se traduziriam em aumentos na participação de mercado nos três segmentos almejados”. O QUE SE QUER DIZER COM ESTE PARÁGRAFO?
Resposta: A estratégia de crescimento: compreender o cliente, fez com que a Mobil, de posse da análise da pesquisa de mercado, definisse a “experiência de compra do cliente” como foco. Construir a Marca da experiência de compra. Acreditava que se oferece serviços rápidos e amigáveis, cativaria mais os três segmentos almejados ( Road Warriors, True Blues, Generation F3), que não estava tão sensível a preço.
Desta forma, através do Mistery Shopper (comprador misterioso) que percorreria os pontos de vendas e pontuaria, seria possível mensurar a qualidades e quesitos importants da experiência de compra, perceber as falhas e ver onde poderia melhorar para atender os três grupos acima. Teoricamente quanto maior a pontuação dada pelo Mistery Shopper, mais retorno deveria ocorrer.
02 – No CASE MOBIL se afirma “A justaposição de duas estratégias contrastantes é motivo freqüente de fracasso estratégico”. A que se refere o texto quando afirma isto? A quais estratégias o texto se refere?
Resposta: As estratégias constrastantes que o texto se refere são Produtividade versus Crescimento. Enquanto a Produtividade visava a redução de custos e intensidade dos ativos, o Crescimento focava no crescimento do volume de vendas e aumento de vendas dos produtos Premium.
03 – O texto afirma: “Estratégia é opção”, quando fala das categorias que a MOBIL escolheu buscar atender. O que se quer dizer com isto?
Resposta: Tendo em vista que a pesquisa de mercado apontou 5 tipos de públicos, agrupados em dois grandes grupos, em duas alternativas de ação. Como não dava para atender os dois grupos