Case etica em um ambiente de projetos
http://gerentedeprojeto.net.br/?p=584
Método do Caminho Crítico (CPM)
Em que consiste o CPM ?
CPM é uma técnica utilizada para identificar o caminho crítico de um projeto, através da determinação de datas de início e término mais cedo e de início e término mais tarde de cada atividade existente, sem considerar quaisquer limitações de recursos.
Os diferentes caminhos (paths) possíveis no diagrama de rede do projeto permitem com que uma atividade possua um range de datas possíveis de início e término (datas mais cedo e mais tarde de início e término).
Através destas datas, é possível determinar a folga livre e a folga total de uma atividade. A folga livre informa quanto tempo uma atividade pode atrasar sem que haja impacto no início da atividade sucessora. Já a folga total informa quanto tempo uma atividade pode atrasar sem que haja impacto no término do projeto.
Ao identificarmos o caminho que contém as atividades com folga total igual a zero ou ainda o caminho que contém a maior duração na soma das durações parciais das atividades, estaremos determinando assim, o caminho crítico do projeto.
As atividades que residem no caminho crítico são denominadas atividades críticas e são aquelas que necessitam ser mais bem gerenciadas sob o risco de comprometerem o prazo do projeto.
CPM na prática com M S Project
Vamos agora entender como o método do Caminho Crítico funciona na prática. Considere o seguinte diagrama de rede do projeto abaixo.
Vamos identificar o caminho crítico do projeto seguindo alguns passos.
1º Passo : Identifique todos os caminhos possíveis no diagrama. Observando a rede acima, temos 3 caminhos possíveis:
- Caminho 01: Início-D-E-G-H-C-Término
- Caminho 02: Início-D-F-B-Término
- Caminho 03: Início-A-F-B-Término
2º Passo : Some as durações parciais das atividades em cada caminho possível:
- Caminho 01: Início-D-E-G-H-C-Término = 0d+4d+8d+5d+7d+8d+0d = 32 dias
- Caminho 02: Início-D-F-B-Término =