case de calculo 1
Napoleão Sobrinho³
1 DESCRIÇÃO DO CASO O cálculo foi criado como uma ferramenta auxiliar em várias áreas das ciências exatas. Desenvolvido por Isaac Newton e Gottfried Wilhelm Leibniz, em trabalhos independentes auxiliando em vários conceitos e definições na matemática, química, física clássica, física moderna e economia. O cálculo tem inicialmente três "operações-base", ou seja, possui áreas iniciais como o cálculo de limites, o cálculo de derivadas de funções e a integral de diferenciais.
O desenvolvimento do cálculo foi estimulado por dois problemas geométricos: achar as áreas de regiões planas e as retas tangentes à curva. Esses problemas requerem um “processo de limite” para sua solução. Entretanto, o processo de limites ocorre em muitas outras aplicações, sendo o alicerce sobre o qual todos os outros conceitos do cálculo estão baseados. (Anton, 2000).
O uso básico de limites é para descrever como uma função se comporta quando a variável independente x tende a um dado valor. Em matemática, o conceito de limite é usado para descrever o comportamento de uma função à medida que o seu argumento se aproxima de um determinado valor, assim como o comportamento de uma sequência de números reais, à medida que o índice (da sequência) vai crescendo, tende para infinito. Os limites são usados no cálculo diferencial e em outros ramos da análise matemática para definir derivadas e a continuidade de funções.
As derivadas envolvem grandezas que variam (a velocidade, a inflação da moeda, o número de bactérias em uma cultura, a intensidade de terremotos, a voltagem de um sistema elétrico, e assim por diante). A derivada é uma ferramenta matemática usada para estudar taxas nas quais variam as grandezas físicas. Um exemplo típico é a função velocidade que representa a taxa de variação (derivada) da função espaço. Do mesmo modo a função aceleração é a derivada da função velocidade.
2.