CUIDADOS DE ENFERMAGEM COM PACIENTES QUE INGERIRAM VENENO
QUAIS OS CUIDADOS DE ENFERMAGEM A SEREM ADOTADOS NESSE CASO? . Para alguns autores a abordagem inicial deve priorizar a manutenção da vida e estabilização do paciente: manter via aérea pérvia através da aspiração traqueobrônquica quando o paciente apresenta hipersecreção, ou intubação orotraqueal, quando ocorre rebaixamento ou ausência da frequência respiratória. Além disso, deve-se optar pela sondagem nasogástrica e lavagem gástrica exaustiva com soro fisiológico. O esvaziamento gástrico tem seu benefício máximo se for feito até duas horas após a ingestão.
Outros estudos, no entanto, consideram que lavagem gástrica está indicada para os casos de ingestão de toxicante ocorrida até quatro horas. Conforme a gravidade e a evolução do quadro clínico não deve provocar emese, devido à composição dos praguicidas, os quais são frequentemente formulados com solventes orgânicos, cujos vapores ao serem inalados ou aspirados, podem levar a um quadro de pneumonite química.
Diante dessa abordagem, os procedimentos realizados incluíram: passagem de sonda nasogástrica (SNG), lavagem gástrica, monitorização e oximetria de pulso, aferição de sinais vitais, intubação endotraqueal, aspiração traqueal e utilização de cateter nasal e máscara de Venturi como fonte de oxigênio. O tratamento específico englobou a atropinização e o uso de carvão ativado por via oral ou SNG.
O QUE NÃO FAZER EM CASO DE INTOXICAÇÃO POR CHUBINHO?
Orientações Gerais para a Aplicação do Protocolo da Intoxicação Aguda por Chumbinho Atendidos no HUAP.
Sinais e Sintomas Específicos
Efeitos Muscarínicos:
Borramento da visão
Miose
Hiperemia conjuntival
Lacrimejamento
Broncoconstrição -