Casas inteligentes
(Ano lectivo de 2012/2013)
Introdução
Caros alunos, como é do vosso conhecimento existe um trabalho prático obrigatório na disciplina de Redes de Computadores. De acordo com o exposto na ficha da unidade curricular esse trabalho é cotado para 35% da nota final, sendo válido em todas as épocas a que o aluno tiver acesso no decurso do presente ano lectivo.
Tema
O tema do trabalho deste ano é baseado nas casas inteligentes. Pretende-se com este trabalho que o aluno apresente um pequeno projecto de uma casa em que as tecnologias da informação, e muito em particular as redes de computadores, tenham um papel importante. Um ponto de partida poderá ser a apresentação de um conjunto de funcionalidades que a casa irá suportar, seguido da identificação das tecnologias que irão suportar essas funcionalidades e por último um resumo do projecto do sistema.
Existe na Internet abundante informação na área da domótica, mas a ênfase do trabalho não é a comparação de tecnologias usadas em domótica. O que se pretende é ter um esboço de uma solução devidamente fundamentado.
A título de exemplo, se como parte da sua solução um aluno pretender ter um sistema de vídeo distribuído, deve indicar em que espaços ele estará disponível (pode entregar um esboço da planta) e que tecnologias de rede (indicando a tecnologia e eventuais vantagens e desvantagens), bem como que equipamentos irão suportar o envio e a recepção dos sinais vídeo. Deve ainda apresentar uma estimativa de custos sem ser necessária grande precisão.
Existem diversas ferramentas de simulação do funcionamento de redes de computadores, a sua utilização será valorizada, mas não é de todo obrigatório utilizar este tipo de ferramentas.
Organização
O trabalho consiste num relatório e numa apresentação e deverá ser realizado em grupo. Cada grupo deverá ser constituído por ter três alunos.
O relatório deve respeitar os seguintes pontos: • ser no