Casas Econômicas Inteligentes
O que é uma casa inteligente?
A nossa visão de uma casa inteligente é a de um espaço residencial que tenha implementadas soluções integradas baseadas nas tecnologias de informação de modo a que as casas ditas “inteligentes” ofereçam uma infra-estrutura tecnológica avançada que permita a quem nelas habita, usufruir de uma vasta gama de aplicações e serviços tais como segurança, gestão de energia, conforto, automação de tarefas domésticas, infotainement, teletrabalho, teleassistência sócio-sanitária, operação e manutenção local e remota da instalação, entre muitas outras já disponíveis ou a disponibilizar no futuro a partir dos avanços tecnológicos e de estilo de vida, originados por factores emergentes, como por exemplo a internet, o UMTS e a televisão digital.
O que é a domótica? Que lugar ocupa numa casa inteligente?
A domótica é o uso simultâneo da electrotecnia, das tecnologias da informação e da electrónica no espaço residencial, contemplando um conjunto de aplicações nas áreas da segurança, conforto, comunicações e gestão de energia. Uma Casa Inteligente possui três pilares fundamentais, que são o design, a tecnologia e a ecologia os quais são indissociáveis e coexistem no tempo criando uma estrutura residencial que terá obrigatoriamente de ser flexível, evolutiva e adaptável ás evoluções da sociedade e do indivíduo. A domótica é uma das componentes de um dos pilares – a tecnologia.
Segurança Em uma casa inteligente, a eletricidade que passa por ela pode ser automaticamente ajustada a várias voltagens para os diferentes eletrodomésticos e aparelhos. Além disso, diferentemente de sistemas elétricos convencionais, o sistema elétrico de uma casa inteligente oferece força somente para tomadas nas quais estejam aparelhos conectados e em funcionamento. O controlador de uma casa inteligente também controla o circuito interno da casa e desconecta a