Microeconomia
a) A Teoria da Oferta deriva da Teoria da Firma, já que são as firmas as responsáveis pela oferta.
b) A oferta de determinado produto é determinada pelas várias quantidades deste produto que os produtores estão dispostos e aptos a colocar a venda no mercado em determinado período de tempo, em função dos níveis de preços deste bem e de uma série de variáveis como o custo de produção do bem e a tecnologia envolvida no processo produtivo e também a demanda pelo bem.
c) A razão pela qual as curvas de oferta são positivamente inclinadas é que, para preços mais elevados, mais produtores decidem entrar no mercado e aqueles já existentes, decidem aumentar a quantidade produzida.
d) O conceito de elasticidade preço da oferta visa mensurar a alteração relativa na quantidade procurada de um produto em função da mudança relativa no preço desse produto.
e) Considerando constante o preço do bem e a quantidade demandada do mesmo, um aumento nos custos de produção do bem implica em redução na quantidade ofertada deste bem.
f) Caso se verifique uma inovação tecnológica na produção do bem bem Y, tudo mais mantido constante, haverá um aumento na quantidade ofertada do mesmo.
QUESTÃO 02: SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PREÇO E QUANTIDADE MOSTRADA NA CURVA DE DEMANDA, RESPONDA:
• Essa relação é positiva ou negativa? Por quê? (VALOR = 1.00)
QUESTÃO 03: COM RELAÇÃO ÀS ESTRUTURAS DE MERCADO, CLASSIFIQUE AS PROPOSIÇÕES ABAIXO DE ACORDO COM A ESTRUTURA DE MERCADO QUE ESTA SE ENCAIXA: (VALOR = 2.00)
CONCORRÊNCIA PERFEITA – MONOPÓLIO - OLIGOPÓLIO
A) Mercado com muitos vendedores de pequeno porte.
B) Mercado com produtos diferenciados.
C) Estrutura de mercado onde tanto vendedores quanto compradores não afetam o preço de mercado, de modo que eles tomem esse preço como um dado.
D) Estrutura de mercado onde o poder do mercado está nas