Casas Casadas
Em dezembro de 1996 a Prefeitura adquiriu o imóvel e iniciou as obras de restauração, para fazer delas um Centro Cultural.
No local vão funcionar a sede da Riofilme e do Centro de Referência do Audiovisual da Cidade do Rio de Janeiro, no qual o público terá acesso gratuito ao acervo digitalizado de produções audiovisuais brasileiras.
O Centro vai contar com sala para exibição de filmes em programações especiais, cabines com equipamento de última geração e salas de exposição. Abrigará ainda uma livraria, um piano-bar e um restaurante.
Um projeto abandonado?
Embora o Centro Cultural Casas Casadas tenha sido inaugurado pela Prefeitura do Rio de Janeiro em setembro de 2004, ele continua sem nenhuma programação cultural, servindo apenas de sede para a RioFilme.
Endereço: Rua Leite Leal, nº 11 Laranjeiras/RJ
As Casas Casadas, tombadas em 1994 pela Prefeitura, foram construídas em 1883 pela família Leal. O conjunto – cujo endereço atual é Rua das Laranjeiras nº 307 e Rua Leite Leal nºs 11, 19, 29, 33 e 45 - é um exemplar único de residência multifamiliar do século 19, análogo aos edifícios residenciais atuais.
Ao correr dos anos, as Casas foram se deteriorando. Ao mesmo tempo, surgiram vários movimentos em prol de sua preservação. Aqui cabe destacar a luta da Associação dos Moradores e Amigos de Laranjeiras (Amal).
Finalmente, em dezembro de 1996 a Prefeitura adquiriu o imóvel e realizou as obras de estabilização. A essas se seguiram os trabalhos de restauro.
As Casas Casadas tinham originalmente seis unidades residenciais autônomas, com rés do chão e mais três pisos, 14,60m de frente por 43,60m de fundos em centro de terreno. A área útil é de 2.400 metros