Casamento ortodoxo
* A igreja segue alguns rituais do cristianismo mais antigos e seus fieis está especialmente na Grécia, Rússia, Ucrânia e outros países da Europa oriental * A cerimônia apresenta muita riqueza no ritual
Os noivos brasileiros que celebram casamento ortodoxo tem muitas vezes alguma relação com esses países.
A celebração pode ser celebrada por 1 ou mais padres que usam trajes bizantinos.
A cerimônia pode ser celebrada além do português em grego, Árabe.
A cerimônia se divide em duas partes. A primeira é a do noivado, com orações e a troca das alianças.
No rito ortodoxo os noivos não dizem o “sim”; se considera que a sua presença na cerimônia, diante de Deus, é a melhor prova do seu compromisso.
A segunda parte é a coroação, em que o padre coloca coroas nas cabeças dos noivos
As coroas são símbolos de glória e honra, com as quais Deus coroa o casal durante o sacramento. O noivo e a noiva são coroados como rei e a rainha em seu próprio e pequeno reino: a casa que eles governarão com sabedoria, justiça e inteligência.
O sentido inverso de esquerda e direita em relação ao católico. os ortodoxo fazem o sinal da cruz da direita para esquerda. Simbolizando a vitória do lado direito ,o lado certo,sobre o esquerdo, o lado de satanás.
As alianças também estão invertidas.
Na Mão esquerda, está a aliança de noivado, e na Mão direita, a Mão correta está a aliança de casamento.
No final da cerimônia
Os recém casados bebem uma taça de vinho, honrando o milagre que Jesus Cristo operou no casamento de Canaã, e dão três voltas ao redor do altar, o que representa a dança de Isaias. As três voltas no sentido anti horário, mais uma vez simbolizando a vitória do lado direito sobre o esquerdo.
Noivas.net http://www.noivas.net/cerimonia-de-casamento-ortodoxa
Pernambuco noivas