Casa
Nesse sistema, o custo de uma produto é composto somente pelos custos de fabricação que são identificáveis, diretamente aplicados e variáveis com os volumes de produção. Todos os custos fixos e indiretos de fábrica, juntamente com as despesas, são direcionados para o resultados da empresa Sua finalidade utilidade é tomada de decisões, pela análise das relações custo/volume/lucro, podendo ser, eventualmente, utilizado como parâmetros para formação de preço. Para a tomada de decisões, quando agregadas as despesas variáveis inerentes as vendas, propicia uma visibilidade de assuntos virais na gestão.
1.1.3 Custeio Padrão
Nesse sistema, utilizando a metodologia do custeio por absorção ou do custeio variável, desenvolve-se o custo dos produtos por padrões previamente estabelecidos. Sua finalidade e utilidade é o controla, podendo também ser utilizado para a formação de preços.
1.1.4 Custeio por atividade (ABC)
O custeio visto até aqui, conhecido como custeio por absorção ou variável, tradicional e muito utilizado, tem como foco a valorização da produção, do produto e consequentemente dos estoques. Entretanto, novos realidades, com a redução do ciclo de vida dos produtos, a proliferação da linha de produtos e serviços, a tecnologia e a acirrada concorrencial que daí decorre demandam novos enfoques nos sistemas de custeio. Enquanto, tradicionalmente, a concorrência e a competividade baseavam-se mais na redução de custos, escalas e produção em massa, atualmente são mais focadas na personalização em massa, na velocidade e na qualidade. Além desse ambiente competitivo, a própria indireto, e acrescente tecnologia aplicada em equiparem-te fizeram com que os custos indiretos da fabricação se tornassem cada vez mais relevantes. O custeio por atividade responde a perguntas fundamentais e propicias mais transparentes:
A competitividade de uma empresa seta diretamente relacionada a sua capacidade de desenvolver