pratica paquimetro
CENTRO DE CIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
Prática 1
Paquímetro
Aluno:Emanoel Mota Torre de Sousa
Matricula:362057
Turma:31A
Professor:Ancelmo
Fortaleza-Ce
28/02/2014
Objetivos Conhecimento do paquímetro e familiarização com seu uso.
Material
Paquímetro
Arruela
Cilindro oco
Peça com furo cego
Régua
Introdução teórica
Nessa primeira aula de física experimental,nós aprendemos o que é o paquímetro, como manuseá-lo e qual a sua importância. O paquímetro é um instrumento de medida preciso, ele é composto por várias parte e cada parte tem a sua importância,como as mandíbulas que servem para medir larguras e comprimentos externos,ou as orelhas que servem para medir diâmetros internos. Mas a parte mais importante do paquímetro é o nônio.
O nônio é a parte mais importante,porque é a partir dele que se obtêm a precisão, e caso ela seja desconhecida, é fácil de calcular. Para determinar a precisão, pegue o comprimento do nônio(L) e divida pelo número de divisões do nônio(n),e subtraia esse valor do inteiro imediatamente superior.
Para fazer a medição com o paquímetro,coloque a peça que deseja medir no instrumento,caso deseje medir comprimentos externos,como a largura,por exemplo, deve-se colocar a peça entre as mandíbulas,mas caso queira medir o diâmetro interno, por exemplo, deve-se colocar as orelhas entre as paredes da peça e em último caso, para medir profundidade,deve-se posicionar a haste dentro do objeto.
Procedimentos
Nessa primeira prática de Física Experimental,nós tivemos o primeiro contato com o paquímetro, e com ele fizemos medidas de três objetos: uma arruela,um cilindro oco e de uma peça de ferro com furo cego.
O primeiro procedimento foi determinar as dimensões da arruela:
Minha medida:
Medida do aluno 1:
Medida do aluno 2:
Média:
Diâmetro Externo(mm)
31,8