Casa Y
Catskills, Nova Iorque, 1997-1999. Área 325 m²
RELAÇÃO COM O ENTORNO:Em uma colina em um distrito remoto das Montanhas Catskill, a Casa Y sobe o morro, dividindo-se para formar dois braços,que terminam em varandas. O Y corta uma fatia de céu e chama o sol para o coração da casa. Como uma vara bifurcada encontrada pelo caminho, o Y faz uma marca primitiva em um vasto sítio. A geometria propicia um corte entre o público/privado e o diurno/noturno, com quartos embaixo e estar em cima.
ILUMINAÇÃO NATURAL : Varandas profundas voltadas quase para o sul, atuam como dispositivos solares passivos, permitindo que o sol de inverno penetre nos interiores, e excluindo o sol quente do verão.
TIPOS DE REVESTIMENTOS: Estruturas de aço e teto são de óxido de ferro vermelho, o os paramentos são de cedro pintado, enquanto os interiores são brancos, com chão de cinzento.
SETORIZAÇÃO E FLUXO E CIRCULAÇÃO: na porta de entrada está localizado o vestíbulo onde dele da passagem para os quartos que ficam localizados no 1° andar, e subindo as escadas temos a sala de estar com a vista voltada para a paisagem centralizada com uma varanda de vidro onde desta sobe – se para o térreo onde esta localizada uma pequena piscina e um jardim, voltando ao 2° andar virando o corredor podemos encontrar a cozinha e em seguida a sala de jantar também virada para uma varanda de vidro e o banheiro fica localizado tanto no 1° andar para os quartos como no 2°andar localizado perto da sala de estar .
SOBRE O ARQUITETO: teven Holl nasceu em 1947, no estado de Washington, EUA. Graduou-se em arquitetura na Universidade de Washington, em Seattle, e continuou seus estudos em Roma e na Architectural Association, em Londres. Em 1976, fundou seu escritório em Nova York. Leciona em diversas instituições, entre elas o Instituto Pratt, a Universidade Colúmbia e a de Washington. Em 1996 ganhou o prêmio Progressive Architecture; em 1998, o National AIA Design, pela capela de Santo Inácio, em Seattle; e,