Casa Sustentável
1. Introdução
Hoje vamos falar um pouco sobre uma inovação tecnológica construtiva. Nesse caso, escolhemos o sistema de alvenaria de tijolo solo-cimento, também conhecido como tijolo ecológico. A escolha se deu por duas razões principais: por ser um material de baixo impacto ambiental e por ter custo inferior à alvenaria convencional.
2.1.1 Propriedades e requisito do Material
O tijolo solo-cimento tem baixo impacto ambiental por várias razões:
O tijolo é composto por terra, água e cimento e produzido através de prensagem.
Diferentemente do tijolo convencional, não precisa ser cozido em fornos, eliminando assim a utilização de lenha e a derrubada de árvores. Sem lenha também não há fumaça e, por consequência, não há emissão de gases de efeito estufa.
O solo utilizado para esta fabricação é pré-selecionado, e triturado e/ou peneirado para seguir um padrão granulométrico,
Esse tipo de alvenaria gera menos resíduos na obra já que o sistema é modular e cada fiada é definida no projeto, iniciando e terminando em tijolos inteiros, não havendo necessidade de quebras. Além disso, por possuir furos, toda parte elétrica e hidráulica pode ser conduzida sem necessidade de quebras nas paredes
Não há necessidade do uso excessivo de massa no assentamento, usa-se apenas pequena quantidade de massa fina ou cola branca para “colar” os tijolos.
O tempo de construção pode ser reduzido em até 50%, otimizando os custos e gastos energéticos (mão de obra).
O tijolo solo-cimento oferece ótima solução de conforto térmico, mantendo as temperaturas internas da edificação agradáveis no calor e no frio.
A durabilidade é maior do que qualquer outro tipo de alvenaria.
É possível utilizar apenas um impermeabilizante como acabamento (externa e internamente), não havendo necessidade de chapisco, reboco, emboço, cal fino e pintura.
Veja uma comparação entre os custos dos tijolos de solo-cimento e as alvenarias convencionais,