casa madeira
Características gerais:
Existem dois principais modelos de casa no estilo rustico notáveis no mercado, a de madeira e de alvenaria (tijolo a vista).
As casas de madeira são comercializadas por empresas especializadas nesse tipo de edificação.
A espessura das paredes de madeira é, geralmente, 35mm (3,5cm) intercaladas com montantes de madeira distanciados no máximo 300cm (3,0 metros). As áreas molhadas da casa, como banheiros, cozinhas e áreas de serviço são em alvenaria para facilitar a passagem das instalações (elétricas e hidrossanitárias) e o assentamento dos revestimentos de parede.
Materiais
Tipos de Madeira
As madeiras utilizadas para a construção de casas tem as características de serem maciças,” duras”, ou seja, madeiras que não atraem cupins ou outras pragas. São elas:
- Maçaranduba ou Paraju: madeira escura, bem vermelho-amarronzada e densa;
- Angelim Pedra: madeira de cor castanho avermelhado claro ou escuro, com manchas castanhas mais escuras devido à exudação de óleo-resina, brilho ausente. Densidade média e dura ao corte, além de textura grossa, de aspecto fibroso. É muito durável em relação a fungos apodrecedores e resistente a cupins-de-madeira-seca.
- Grápia, Garapa ou Amarelinho: madeira de cor bege amarelada ou bege rosada, de grande resistência a cupins e outras pragas, além de resistência ao apodrecimento.
- Ipê: madeira de cor pardo-acastanhado ou pardo-claro (geralmente uniforme) muito pesada e dura, com alta resistência mecânica e baixa retrabilidade volumétrica. É resistente ao ataque de insetos e ao apodrecimento.
- Itaúba: madeira de cor amarelo-esverdeado, quando recém serrado, tornando-se castanho-esverdeado-escuro; cheiro agradável, levemente adocicado, e gosto imperceptível; densidade alta e textura média; superfície irregularmente lustrosa. Considerada de alta resistência ao ataque de fungos apodrecedores, cupins e fungos marinhos.
Durabilidade
A madeira apresenta excelente resistência e