Casa De Madeira
CAMPO GRANDE -MS
04/2015
CAMPO GRANDE -MS
04/2015
INTRODUÇÃO Este trabalho tem por objetivo demonstrar como determinados materiais de acabamento podem resolver problemas relacionados tanto a acústica quanto ao conforto térmico. Buscamos explicar, de maneira objetiva, como cada material selecionado atua no conforto térmico acústico dos ambientes, explicando também o porquê da escolha do material e citando suas propriedades mais relevantes para promover este conforto ambiental.
Materiais utilizados para tratamento Acústico e Térmico da residência de 128m²
Por fazermos uma casa de madeira, primeiro teremos que fazer o tratamento do terreno contra cupins e fungos, tratamento químico no solo e na madeira utilizada na casa.
Estrutura, vedação e piso: Madeira de Jatobá.
Escolhemos esta madeira de origem nobre, madeira mais densa (densidade de 0,96 g/cm³), boa para o conforto térmico e acústico. O cheiro dela é quase imperceptível quando seca por ser mais densa, não é uma madeira muito fácil de ser trabalhada, porém suas qualidades de colagem, acabamento e a possibilidade de ser vergada com vapor compensam alguns problemas. Além disso, ela tem uma boa aceitação de tinta, verniz e polimento.
Iremos utilizar no piso também, a 20 cm do chão em toda a casa, e nos banheiros com tratamento especial com tinta à base de poliuretano para evitar o maior desgaste da madeira.
Telhado
Madeira de Peroba-Rosa
Escolhemos esta madeira por se adaptar a qualquer tipo de ambiente, tanto seco quanto úmido, madeira de uma grande durabilidade, principalmente quando tratada. Por ser uma madeira densa, ela tem uma grande resistência a cupins e fungos. Permite um bom acabamento e facilmente colada.
Com uma resistência a impactos de 15% e densidade de 0,79 g/m³.
Utilizaremos em toda a estrutura do telhado.
Forro de PVC que imita madeira
O forro de PVC que imita madeira é