Casa grande senzala versao quadrinhos
Foi justamente a influência dos trópicos, sobre os homens e valores do Velho Mundo, que amoleceu a dureza e a rigidez de certos costumes europeus, predispondo, assim, o p o r t u g u ê s para uma colonização que exigia, t a m b é m , a d a p t a ç ã o e
01
O Brasil era uma continuação da África ou da índia. A própria mulher indígena, de pele morena, lembrava a "moura encantada" — essa espécie de sereia das lendas e das tradições lusitanas. Sobretudo quando se banhava nos rios.
É verdade que a vida, no Brasil, teria de ser diferente da vida levada na África ou na índia. Agora, n ã o bastava apenas comprar e vender mercadorias.
Era preciso fundar uma nova sociedade, com base no labor agrícola, no trabalho escravo e na família estável. E isso não foi muito fácil, apesar da experiência que o p o r t u g u ê s tinha do clima ou do meio tropical.
O trigo, por exemplo, teve que ser substituído pela farinha de mandioca. O solo, exceto em alguns dos seus trechos de terra preta ou roxa, estava longe de ser a maravilha onde bastava plantar para produzir tudo.
... nas lagartas de raça, nos mi e em outras pragas.
A tal respeito, o colonizador inglês, nos Estados Unidos da América, levou vantagem sobre o colonizador p o r t u g u ê s . Na colónia de Nova Iorque, a farinha de trigo era fabricada à moda da Europa, com moinhos e outros materiais do tipo europeu.
Mesmo os grandes rios eram, pelo menos no c o m e ç o , de pouco proveito. Só os pequenos rios serviam melhor ao colono, moendo a cana-de-açúcar, regando os canaviais, transportando as mercadorias. Rios do tipo do Una, do i Serinhaém, do Paraíba, do Ipojuca.
* Nome dado aos reis ou chefes de tribos
africanas.
E índios, dormindo em redes ou no chão...
... e alimentando-se da caça ou da pesca.
Para traficar, apenas pau-de-tinta, Deles, sagiiis e papagaios.