Casa fransworth
MIES VAN DER ROHE
Fransworth- Mies van der Rohe
Projetada pelo arquiteto Mies Van der Rohe, também conhecida como a casa de vidro. É considerada por alguns críticos a obra máxima de Mies, nela ele pode aplicar uma série de conceitos que trabalhou por toda sua carreira.
Localizada na cidade de Plano, Ilinois nos Estados Unidos, construída no ano de 1951 envolta por uma exuberante mata. Tratava-se de uma residência de férias para a família Fransworth.
As principais características do projeto são a transparência (resultado do intenso uso da vedação em vidro), a fluidez dos espaços e a aparente inexistência separação público-privado. Seu desenho é composto por linhas mínimas, uma linguagem de planos superpostos. A estrutura metálica foi usada como sistema estrutural, tendo no desenho dos pilares uma característica singular da casa.
© Greg Robbins – casa Fransworth
A casa é constituída por duas lajes de concreto armado, sustentadas por oito pilares de aço. O piso é suspenso, suportado por estes pilares, como se a casa flutuasse sobre o terreno. A cobertura é uma laje como a do piso. As paredes externas da residência são de vidro e as internas de madeira. Há uma pequena varanda na entrada com uma escadaria para vencer o desnível(devido às periódicas cheias do rio Fox, Mies propõe que a casa seja sutilmente implantada no terreno, elevando-a 1 metro e 60 centímetros do chão) entre a varanda e o terraço que, seguindo o alinhamento, agrega mais alguns degraus até o solo.
Mies explica essa ideia: “A natureza, também, deve viver sua própria vida. Nós devemos estar conscientes em não rompê-la com a cor das nossas casas ou equipamentos internos. Ao contrário, nós deveríamos atentar a trazer natureza, casas e seres humanos a uma maior unidade.”
Google maps – casa Fransworth
Profa. Cláudia Araújo
UEG - História da Arquitetura e da Arte 2
GABRIELA MEDEIROS ROCHA
MIES VAN DER ROHE
Fransworth - Mies van der