CASA DE FIM DE SEMANA - ÂNGELO BUCCI
LOCAL: SÃO PAULO
ARQUITETO: ÂNGELO BUCCI / SPBR
ANO: 2013
PAISAGISMO: RAUL PEREIRA
VOLUMETRIA E ENTORNO
A Casa de fim de semana, projetada em
2013 pelo arquiteto
Ângelo Bucci (SPBR), em
São Paulo, é composta de dois corpos principais, sendo à direita abrigando a parte íntima e à esquerda a piscina, elevada à 6m do solo. Vale ressaltar que o formato chanfrado em uma de suas laterais contribui para melhor iluminação da vegetação que se encontra abaixo. O jardim é fator primordial n o p r o g r a m a e composição da casa juntamente com a piscina, trabalhando de forma bem evidente o paisagismo.
Situa-se entre a
Avenida Brigadeiro Faria
Lima e a Marginal
Pinheiros. As edificações vizinhas assemelham-se às casas coloniais do séc. XIX, com a presença do telhado de barro, em duas ou quatro águas e difere claramente da Casa.
Fig. 1 - Casa fim de semana, composta por dois volumes principais que comunicam-se estruturalmente.
Fig. 2 - Em destaque, Casa fim de semana e seu entorno.
Fonte: http://au.pini.com.br/arquitetura-urbanismo/240/imagens/i413813.jpg
Fonte: http://www.spbr.arq.br/pt/wp-content/uploads/2014/09/SPBR_1005_IMG_0033.jpg
PROGRAMA E CIRCULAÇÃO
O p r o g r a m a fundamenta-se em um jardim no térreo e uma piscina com solário, na cobertura com raia de 17m à 6m do chão para melhor iluminação. Os ambientes são distribuídos da seguinte forma: No térreo, situamse salas de estar, jantar e cozinha totalmente i n te g r a d o s e n t re s i e abertos para o jardim. É o espaço usado para recepcionar familiares e amigos. No primeiro andar, tem-se aos fundos uma saleta com a suíte do casal; à frente, o apartamento do caseiro. No programa, temos setorizado em amarelo os ambientes sociais, em azul a parte de serviço e vermelho parte íntima. É importante dizer que a cozinha e salas também funcionam como social. Fig. 3 - O jardim, no térreo, bastante denso.
Fonte: