Carvão
A cor do Carvão quer vegetal ou mineral em geral é preta ou marrom, mas o carvão lignito ou linhito possui uma cor acastanhada, negra-parda e a Turfa parda.
Quanto há textura/composição, em geral o carvão é composto principalmente por carbono e quantidades variáveis de enxofre, hidrogénio, oxigénio, nitrogénio, halogénios e elementos vestigiais. Quanto maior o teor de carbono mais puro se considera.
O carvão mineral é composto primeiramente por átomos de carbono e magnésio sob a forma de betume, também pode ser composto por cinzas.
A Turfa é constituída por cerca de 60% de carbono, O Linhito por cerca de 70% de carbono, a Hulha por cerca de 85% de carbono e o Antracito por cerca de 95% de carbono.
A Turfa é formada principalmente por Sphagnum (esfagno, grupo de musgos) e Hypnum, mas também de juncos, árvores, etc. A sua composição é definida por Substâncias Húmicas (Ácido Húmico, Ácido fúlvico e Humina) e Substâncias Não-húmicas. As Substâncias Húmicas não possuem estrutura química bem definida, sabe-se que possuem sítios de adsorção compostos por grupos de ácidos carboxílicos, cetona, hidroxilos, fenólicas e alcoólicas. Já a Substância não-húmica é composta por estruturas bem definidas, como lignina, proteínas, etc.
O Antracite contém um baixo conteúdo de substâncias voláteis.
A Hulha pode ser magra e gorda. A Hulha apresenta zonas baças e zonas com brilho vítreo gorduroso, por vezes em disposição alterna, correspondentes, respectivamente, a um predomínio de detritos e de uma substância intersticial. Os componentes voláteis são abundantes nas hulhas gordas e escassos nas hulhas magras. Conforme a sua riqueza em voláteis, libertam por destilação gases combustíveis. Possui vários tipos de coque.
O Lignito trata-se do único tipo de carvão estritamente biológico e fóssil, formado por matéria orgânica