carvao
Quimica dos combustiveis ESER
Relatorio trabalho nº3:
Análise elementar de um combustível sólido, carvão ou uma amostra de biomassa.
Objectivo: classificar os carvões de acordo com os vários critérios (classificação internacional; normas) e fazer os cálculos teóricos para volume de ar.
Introdução Teórica
Combustíveis Líquidos
Este tipo de combustível tem facilidade de armazenamento, operação e transporte. Os combustíveis líquidos são caracterizados pelo seu ponto de fulgor (temperatura à qual o combustível, sob a acção de uma chama na superfície liquida, inicia a ignição e a combustão transitória), ponto de ignição (temperatura do combustível na qual a chama provoca uma combustão continua sobre a superfície do combustível), ponto de fluidez (temperatura mínima necessária para que o combustível se torne um fluido) e pela sua viscosidade.
Os derivados do petróleo são produtos do processamento do óleo cru, através de vários processos: destilação atmosférica, destilação a vácua, craqueamento térmico, etc.
O teor de enxofre é uma característica importante para a utilização dos óleos combustíveis, uma vez que se tiver enxofre em demasia pode ocorrer a formação de SO2 e SO3 que reagindo com a água, obtida no processo de combustão, vai formar ácido sulfúrico.
Combustíveis Gasosos
Estes combustíveis têm propriedades bastante próprias, como a densidade relativa, número de
Wobbe (importante para o intercâmbio dos gases para o queimador) e a velocidade de chama. Esta ultima é a velocidade da chama de uma mistura ar/combustível e é também útil para o intercâmbio dos gases, de maneira a garantir a estabilidade da combustão nos queimadores, podendo acontecer dois fenómenos: o deslocamento da chama, quando a velocidade da mistura não queimada é maior que a velocidade da chama, e o retorno da chama, quando a velocidade da chama é maior que a velocidade da
mistura