Cartografia
A Cartografia é a área do conhecimento que se preocupa em produzir, analisar e interpretar as diversas formas de se representar a superfície, como os mapas, as plantas, os croquis e outras composições. Sendo utilizada como um meio de localização desde a antiguidade, idade média, passando por variadas visões e concepções, até novas tecnologias como: GPS, imagens de satélite, SIG entre outras.
Desde os primórdios da antiguidade surgiram estruturas que podiam ser consideradas como mapa, normalmente feitas com o objetivo de demarcar regiões e se orientar, prosseguindo para a criação de bússolas e cartas na idade média. Usando as informações das épocas anteriores e com o interesse em explorar novas terras (devido a compreensão da teoria da Terra na forma esférica), ouve o desenvolvimento de nosso tipos de mapas.
Com o passar do tempo a cartografia foi se desenvolvendo e surgiu as novas tecnologias como o |GPS e satélite que utilizamos atualmente.
Desenvolvimento
Origem da cartografia
A cartografia na antiguidade
A cartografia surgiu por volta de 2500 a.C., quando foi confeccionado pelos Sumérios na babilônia, o que é considerado o primeiro mapa da história: uma placa de barro cozido com inscrições em caracteres cuneiformes (escrita suméria) onde foi representado o lado setentrional da região mesopotâmica.
Mas bem antes disso, o homem já havia se utilizado de pinturas (inclusive pinturas rupestres feitas com a intenção de representar o caminho dos locais onde havia caça) e até mesmo de entalhes e verdadeiras maquetes de pedra confeccionadas por esquimós e pelos astecas, respectivamente, como uma tentativa de representar pequenas localidades.
Os egípcios e chineses também dominaram a técnica da cartografia há muito tempo. Estima-se que os chineses usam a representação gráfica de regiões desde o século IV a.C. Para eles, os mapas serviam não só para se orientar, mas também, para fins bélicos e para demarcar regiões garantindo, assim, que os