Cartografia
- Cartografia
A) Mapa topológico - Representa as altitudes da terra.
Mapa físico - Indica a configuração física da terra, distribuição de recursos naturais ou artificiais (relevo, bacias hidrográficas, etc.)
Mapa histórico - Representa situações ocorridas em épocas passadas, como: fronteiras políticas antigas, rotas de guerras e dos comércio dos tempos passados.
Mapa político - Representa as divisões geográficas determinadas politicamente: fronteiras geográficas estabelecidas por leis nacionais, estaduais e locais; acordos entre países (divisão territorial do Brasil)
Mapa rodoviário - Representa as ruas e estradas de determinadas regiões geográficas
Mapa temático - Destaca determinados elementos, como a distribuição, localização e/ou tamanho de recursos naturais, clima, vegetação, população, etc. (mapa antropológico que indica a distribuição e tamanho de tribos; mapa da produção hidroelétrica que indica a localização e capacidade de usinas)
Mapa marítimo - Ou carta náutica - indica fenômenos que ocorrem nos mares e oceanos, como profundidade, leito oceânico, existência de rochas, faróis, etc)
Mapa geomorfológico - Representa as características do relevo de uma região.
Mapa biogeográfico - Apontam os tipos de vegetação que cobrem uma determinada localização
Mapa economico - Indica as atividades produtivas do homem em determinada região.
B) Croqui: Um croquis (palavra francesa eventualmente aportuguesada como croqui ou traduzida como esboço ou rascunho) costuma se caracterizar como um desenho rápido, feito com o objetivo de discutir ou expressar graficamente uma idéia plástica, bastante caracterizado pelo gesto de seu autor em atacar o papel com o instrumento de traçado.
Um croquis, portanto, não exige grande precisão, refinamento gráfico ou mesmo cuidados com sua preservação, diferente de desenhos finalizados. Costuma ser realizado em intervalos de tempo relativamente curtos, como períodos de 10 a