Cartografia
Manifestação Pontual
Este tipo de manifestação foi escolhido para representar as diversas ocorrências de cidades turísticas no estado de São Paulo, pois o mesmo é recomendado para representação quantitativa de fenômenos localizados.
Representação qualitativa
É empregada para demonstrar, em mapas, a presença, a localização e a extensão da ocorrência de fenômenos que se diferenciam pela sua natureza e tipo, tendo ou não critérios estabelecidos por uma ciência que estuda tal fenômeno.
No mapa de São Paulo, consiste em representar as diferentes ocorrências com símbolos distintos e/ou cores diferenciadas.
Mapa exaustivo
Pois todos os atributos, necessários para a compreensão do objeto, estão registrados sobre o mesmo mapa.
Áreas de Ocorrência
Diversos municípios paulistas sãoconsiderados estâncias pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional.
Estancia Balneária: concentram-se em áreas litorâneas com a presença de praias, área reservada da mata atlântica.
Estancia hidromineral: concentram-se em locais que disponha de fontes d'água termais ou minerais naturais, exploradas com observância da legislação federal específica, para fins terapêuticos e etc.
Estancia Climática: estão localizadas em montanhas, possuem um clima ameno e a incidência de cachoeiras.
Cidade Histórica: são cidades históricas, principalmente da antiga zona cafeeira.
Terma: possui fonte de água termal
Cidade Religiosa: a cidade possuio primeiro Santuário Cristocêntrico do Brasil, cuja origem teve início em 1725, quando foi descoberta, em uma corredeira, a imagem do Bom Jesus
Estância turística: para fins turísticos, possuem diversos pontos de lazer e etc.