Cartografia
1. Defina cartografia na vista de vários autores.
A cartografia é a ciência e ofício da produção e estudo de mapas. Os mapas eram antiga e tradicionalmente feitos usando material de escrita e papel. Com o aparecimento dos computadores a produção sofreu uma verdadeira revolução. Os mapas comerciais são agora feitos com software próprio (Sistemas de Informação Geográfica (SGIs), CAD ou software especializado em ilustração para mapas).
Outra
A Cartografia pode ser definida como a Ciência e arte de expressar graficamente, por mapas ou cartas, o nosso conhecimento da superfície da Terra e dos seus vários aspectos.
A palavra Cartografia foi criada por um Português o 2º Visconde de Santarém (1791-1856), Manuel Francisco de Barros e Sousa de Mesquita de Machado Leitão e Carvalhosa, o qual a usou pela primeira vez numa carta escrita em Paris em 08 de Dezembro de 1839 e enviada ao historiador Português Francisco Adolfo Varnhagen.
No aspecto Ciência podemos considerar as preocupações humanas em tentar representar num plano a dificilmente conceptível superfície da Terra, a que chamamos Geóide ; é objecto da matemática conseguir arranjar relações (formulas) que permitam essa representação, permitindo ainda conceber um conjunto de quadrículas que vão permitir ao homem indicar com facilidade a outro homem, o posicionamento de locais ou objectos, ou seja um sistema de referenciação.
No aspecto Arte podemos considerar a maneira artística como sempre foi apresentado o desenho dos diversos aspectos da superfície da Terra, da sua gravação, em suma , a construção da carta.
Outra
Cartografia é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas. O vocábulo foi pela primeira vez sugerido pelo historiador português Manuel Francisco Carvalhosa, Visconde de Santarém, numa carta datada de 8 de Dezembro de 1839, de Paris, e endereçada ao historiador brasileiro Francisco Adolfo de Varnhagen, vindo a ser internacionalmente consagrado