Cartografia
A cartografia é a ciência que fala da terra ou parte dela através de mapas, cartas e outros tipos de projeções cartográficas. a cartografia surgiu por volta do ano de 2.500 a.C. quando foi criada pelos Sumérios, o que é considerado o primeiro mapa da história: uma placa de barro cozido com inscrições em escrita suméria.
Mas bem antes disso, o homem já havia se utilizado de pinturas e até mesmo de entalhes e verdadeiras maquetes de pedra confeccionadas por esquimós e pelos astecas.
Povos como os chineses, egípcios e gregos, deram grande contribuição à cartografia. Os gregos foram os maiores cartógrafos da Antiguidade, deixando contribuições, como o cálculo da circunferência terrestre e a criação das coordenadas geográficas. Os romanos, mais práticos, utilizaram-se dos conhecimentos desenvolvidos pelos gregos e realizaram extensos levantamentos do Império Romano, deixando bem claro o propósito geopolítico da Cartografia: o amplo conhecimento do espaço geográfico se constitui num poderoso instrumento de dominação. Para vencer o inimigo numa guerra, é necessário um detalhado estudo sobre o território onde será travada a batalha.
Durante a Idade Média, a ciência cartográfica (que na época ainda era chamada de Cosmografia, pois o termo cartografia só foi inventado no século XIX pelo português Visconde de Santarém) sofreu um grande retrocesso. A Igreja começou a influenciar na representação do mundo, e os mapas eram confeccionados segundo a concepção religiosa, que não admitia a idéia de uma Terra esférica e sim um disco plano circundado de água. Mas nesse período, a Cartografia se desenvolveu bastante no mundo árabe e na China, devido principalmente aos objetivos expansionistas desses países.
A partir do final do século XV a Cartografia ganhou um grande impulso. Começaram a ser utilizados instrumentos de orientação, como a bússola, o astrolábio e o sextante. Os portulanos (cartas de navegação) possuíam a figura rosa dos