Cartografia variação topográfica
Durante a época das secas e em longo verão em pleno período chuvoso também são comuns registros de queimadas em morros e matagais, principalmente nas zonas rurais das cidades com relevo montanhoso e ondulado, o que contribui com o desmatamento e com o lançamento de poluentes na atmosfera, prejudicando ainda mais qualidade do ar.
As áreas mais planas são as mais favoráveis à agricultura. Nelas, é possível usar máquinas e tratores. Em terrenos mais baixos, como as planícies próximas aos rios, chamadas de várzeas, pode se cultivar plantas adaptadas á grande quantidade de água. Já as áreas montanhosas ou onduladas dificultam um pouco a pratica agrícola É necessário degraus para plantar e alguns cuidados para que enxurradas não destruam o solo.
Das cidades representadas Catas Altas da Noruega, que é uma mesorregião metropolitana de Belo Horizonte é a mais montanhosa com 85% da topografia montanhosa, em segundo fica Conceição do Mato Dentro com 80%.
As cidades com o maior percentual de relevo ondulado são Uberlândia e Belo Horizonte ambas com 70% da topografia ondulada. E apenas Agua Comprida e Sete Lagoas possuem o relevo predominantemente plano com 90% e 60% de sua topografia plana.
Podemos perceber que os relevos são bem definidos, e quando são ondulados u montanhosos possuem de 0% a 30% de relevo plano. Se planos possuem menos de 35% de relevo montanhoso e/o ondulado.
Daí tiramos a importância de estudar o relevo pois, dessa forma é possível fazer planejamentos para a construção de imóveis