Cartilha
[pic]
DE CONDUÇÃO DE VEICULOS
NO
TRANSPORTES DE PASSAGEIROS
1- INTRODUÇÃO
Este programa visa orientar os cooperados condutores (motoristas) de veículos
Dentro da área da MRS, lotados no contrato da Coopertran –
(Cooperativa Mista de Consumo e Prestação de Serviços em Transportes Rodoviários), atendendo ao novo Código de Transito Brasileiro.
2- OBJETIVO
Esta cartilha é para você cooperado,em cuja atividade profissional ocorre o maior número de acidentes, em todo o Brasil, o que ocasiona perdas significativas às Empresas, às familias e à Previdência.
Tem como objetivo levar a seu conhecimento algumas regras e procedimentos de segurança, específica para uma direção segura, na certeza de que sempre adotadas, estarão contribuindo para a redução de acidentes e perdas impossíveis de serem recuperadas, como a vida de um ser humano: mãe, pai, filho, irmão,esposo, esposa.
3- DEFINIÇOES E CONCEITOS
PROCEDIMENTOS
Modo de atuar seguindo as ações descritas passo a passo a modo de evitar falhas e prevenir acidentes automobilísticos.
CONDUÇÃO DE VEICULOS
Trabalho de conduzir veículos no transporte de passageiros.
CONDIÇÃO DE RISCO
Ação ou situação com probabilidade de causar um acidente.
EMERGENCIA
É uma situação relacionada no decorrer e no desempenho da atividade, com falhas humanas ou mecânicas resultando em um sinistro, envolvendo os motoristas e veículos lotados no contrato da Coopertran.
PLANO DE ENERGENCIA
É um conjunto de medidas a serem adotadas no caso de uma emergência. O plano de emergência contem as diretrizes gerais adotadas pela Coopertran, lista de contatos, procedimentos para abandono de área, paradas de emergência, incêndios, explosões, enchentes e outros tipos de emergência comunicação interna e externa e treinamentos.
PROCEDIMENTO E PARADA DE EMERGENCIA
Prevê todas as atividades que o cooperados deve