Cartilha
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA – UNAMA
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO: PSICOLOGIA
ALANA CAROLINA SANTA MARIA SOUZA
BRUNO FREITAS LOPES
CLÍVIA PINHEIRO SANTANA
LARISSA DOS SANTOS TAMANQUEIRA
PAULA FALCÃO BASTOS
SUANNE CRISTINA QUEIROZ AZEVEDO
1- Apresentação
Este manual tem por objetivo informar aos profissionais de educação, sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), e como este pode afetar a aprendizagem, as relações interpessoais e o processo de inclusão no contexto escolar.
É de extrema importância levar conhecimento sobre o TDAH às pessoas e mostrar a relevância do papel do Psicólogo nesse contexto, bem como o papel fundamental do professor que integra e inclui a pessoa com necessidades especiais (PNE) no processo de ensino-aprendizagem.
Neste manual encontram-se informações que auxiliarão os profissionais da educação a lidar com as dificuldades do TDAH ao obter conhecimentos sobre: aspectos conceituais, causas, sintomas, diagnóstico e tratamento, implicações educacionais, além de orientações de manejo para lidar com o aluno com TDAH.
2- Conceito
Até o final da década de 60, construiu-se um acervo muito rico sobre o TDAH, mostrando que não é uma invenção para vender remédios, ou então uma desculpa para os pais que não souberam educar seus filhos tachados como “mimados”. É transtorno que acompanha a vida toda do sujeito, sem uma causa específica, não existe cura, e é imprescindível seu tratamento com uma equipe multidisciplinar (médicos, psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, entre outros profissionais), para a melhora da qualidade de vida dos portadores. A comprovação disso é que é um transtorno reconhecido pelo CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e problemas relacionados a Saúde 10ª revisão) que é classificado no grupo de