Cartilha: violência doméstica
APRESENTAÇÃO:
Como tema da escola da vida, nos foi proposto abordar dentro do tema “Direito das Mulheres”, o subtema “violência doméstica”.
Nesse sentido, abordaremos as causas, tipos e consequências da violência doméstica, desejando que a presente cartilha sirva como guia das mulheres inseridas neste contexto. Mulheres que sofrem algum tipo de violência e se calam de vergonha, de medo de uma retaliação por parte do companheiro.
AGRADECIMENTOS:
Diretora: Luciane Carneiro
Apoio pedagógico: Marcília
Nosso muito obrigado!
Alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Municipal Padre Avelar, hoje coligado ao CEMPA.
COORDENAÇÃO:
Cida Araújo, docente de Língua Inglesa e acadêmica de Direito da UNIPAC – Mariana; Silvânia A. de Souza, docente de Geografia.
CAPA: Antônio A. Assis Ferreira (TININ) – 1º período – nível II
[pic]O que é violência contra a mulher?
Segundo as Nações Unidas a violência contra a mulher é qualquer tipo de violência baseada em gênero, que efetivamente resulte ou possa resultar em agravo ou lesão física, sexual ou psicológica, ou em sofrimento da mulher. Também é considerada violência, a ameaça de cometer esses atos, a coerção ou privação voluntária da liberdade, tanto na vida pública como na privada.
A violência cometida contra a mulher pelos seus parceiros íntimos no ambiente privado é reconhecida como um problema mundial presente em todas as classes sociais e etnias, independente da cor, idade, nível socioeconômico ou status social.
[pic]Quais são os aspectos jurídicos da violência sexual?
Entendida como qualquer conduta que a constranja, a presencia a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força; que a induza a comercializar ou utilizar, de qualquer modo, sua sexualidade, que a impeça de usar qualquer método anticonceptivo ou que a force ao matrimônio, à