cartilha pronaf 2014 2015
alimentos para o brasil
APRESENTAÇÃO
O Plano Safra da Agricultura Familiar 2014/2015 – Alimentos Para o Brasil – vem consolidar mais de uma década de políticas públicas que melhoram a vida de quem vive no Brasil Rural. Nesse período, o país vivenciou o aumento significativo da renda e a redução de desigualdades no campo e na cidade.
A agricultura familiar passou a contar com recursos cada vez maiores para financiamento, assistência técnica qualificada e mecanismos de segurança e proteção da produção e da renda. Mais infraestrutura e serviços públicos chegaram ao rural. Com essas medidas, a qualidade de vida de agricultoras e agricultores hoje é maior, a produção aumentou e mais alimentos chegam à mesa dos brasileiros.
Nesta safra, o crédito ofertado para a agricultura familiar é dez vezes maior do que o contratado há 12 anos. Saltou de
R$ 2,3 bilhões, em 2002/2003, para R$ 24,1 bilhões – 14,7% superior ao da safra passada. É o maior volume da história!
No Ano Internacional da Agricultura Familiar, as políticas públicas brasileiras, que já são referências para o mundo, avançam.
Além das conquistas da última década, os mais de 4,8 milhões de agricultoras e agricultores familiares terão, agora, novas medidas. O Plano Safra 2014/2015 estimula ainda mais a produção de alimentos, busca a garantia de renda ao produtor e a estabilidade de preços ao consumidor. Insere milhares de assentados e assentadas da reforma agrária em novas rotas produtivas, cria medidas de crédito que consideram as diversidades regionais e garante apoio a sistemas agroecológicos.
A assistência técnica será ampliada ainda mais como instrumento para alavancar a produção de alimentos saudáveis.
Hoje, a agricultura familiar é reconhecida por alimentar o país e o rural é visto como lugar de vida e produção, estratégico para a estabilidade econômica e para o desenvolvimento social e sustentável do Brasil.
3
5
mais crÉDITO
alimentos para o brasil
O Programa Nacional de Fortalecimento da