Cartilha Projeto De Interven O
Projeto de Intervenção
Estágio Supervisionado II Serviço Social
Faculdade Estácio de Sá
CARTILHA DOS DIREITOS DO PACIENTE ONCOLÓGICO
KEILA DE FATIMA SOARES
Supervisora de Campo
ROSÂNGELA MACHADO DE BARROS
Assistente Social CRESS 2340/21ªMS
CAMPO GRANDE/MS
2014
Sumário
APRESENTAÇÃO
Com atuação no campo das políticas sociais, o Serviço Social tem o objetivo de viabilizar o acesso aos direitos da população e o exercício da cidadania. A presente cartilha é um roteiro básico para fornecer conhecimento dos direitos essenciais legalmente garantidos a pacientes oncológicos. Porém, nem todos os direitos estão diretamente relacionados ao diagnóstico de câncer. Alguns benefícios são concedidos em decorrência da presença de certos tipos de deficiência, da redução de mobilidade ou outras condições estabelecidas em lei. Ainda hoje, o câncer está associado a morte inevitável. É essencial que a assistência social dê suporte não só ao paciente, mas também para sua família.
“A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação”.
Constituição Federal de 1988, artigo 196.
O SUS visa a promoção, proteção e recuperação da saúde. O Brasil é o único país com mais de 100 milhões de habitantes que possui um sistema de saúde público universal e gratuito. Considerado o maior programa de inclusão social do mundo, o SUS (Sistema Único de Saúde) é o “plano de saúde” de todos os brasileiros. Na prática, ainda encontramos muitas falhas, sendo papel da população cobrar por melhorias. Compreender como funciona o SUS e quais os direitos do paciente dentro desse sistema é o primeiro passo para transformarmos essa realidade.
1- DOCUMENTAÇÃO
É de suma importância ter em mãos