quimica
DEPARTAMENTO: QUÍMICA
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
MEDIDAS DE VOLUME E MASSA
ROBERTA RODRIGUES
FEIRA DE SANTANA, BAHIA, BRASIL
04 DE ABRIL DE 2015 UNIFACS UNIVERSIDADE SALVADOR
DEPARTAMENTO: QUÍMICA
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
MEDIDAS DE VOLUME E MASSA
ROBERTA RODRIGUES
Relatório referente à prática 1: medidas de volume e massa curso: engenharia civil disciplina: química turma: noturna semestre: 1° professor(a): Fernanda Gomes
FEIRA DE SANTANA, BAHIA, BRASIL 04 DE ABRIL DE 2015
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
A prática de análises volumétricas requer conhecimento para manusear aparelhos como pipeta graduada, pêra de sucção e provetas. Para mais exatidão utiliza-se pipeta volumétrica e buretas, qualquer um desses instrumentos possibilita informar o volume máximo, graduação em escala e temperatura de calibração que é 20°C entre outras informações, não menos importantes.
OBJETIVOS:
Introduzir de forma correta técnicas de manipulação de vidrarias de acordo com a precisão de suas medidas volumétricas e conhecimento de vidrarias. Apresentar os utensílios utilizados no laboratório de química.
MATERIAIS E REAGENTES:
Foram utilizadas vidrarias como béquer, provetas, pipeta volumétricas e graduada. Para a observação de medidas de massa e volume foi usada a água com temperatura de 30°C.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
PROCEDIMENTO 1
Pesa-se um béquer de 50mL. Mede-se 10mL de água em uma proveta. Pesa-se novamente este béquer com água para obter a variação de massa. Repete o experimento 3 vezes. Organizar os resultados da seguinte forma:
Proveta de 10 mL
Experimento
Massa do Béquer (g)
Massa do Béquer + Água (g)
Massa de Água (g)
Volume de Água (mL)
1
2
3