Resumo Capitulo 4 Comportamento Do Consumidos
Resumo do capítulo 4
As ciências utilizam os recursos metodológicos na generalização; observa-se um fenômeno algumas vezes e então são criadas as variáveis comuns; e se generaliza essa repetição para todas as ocorrências do fenômeno. No marketing esses recursos são muito utilizados.
As classificações obtidas são intermináveis, pois cada negócio e/ou produto pode ter um consumidor típico. As teorias de tipologias agrupam-se nos seguintes fatores: os traços de personalidade; o conjunto das variáveis demográficas; os estilos de vida; e as variáveis comportamentais específicas do momento da compra e do consumo.
Critérios Demográficos
É a divisão dos grupos humanos em algumas variáveis como: idade, sexo, estado civil, ocupação, renda, local onde reside, etc...
Quanto maior o número de variáveis descobertas, maior a probabilidade de acerto. As variáveis demográficas são infinitas, e o bacana disso é que se pode criar tantas divisões quantas forem necessárias para um negócio especial por exemplo.
Tipologia por característica da personalidade
São apoiadas por correntes em psicologia, com os traços emocionais divididos em 3 grupos que são – traços cognitivos, emocionais e atitudinais.
Os cognitivos são os responsáveis pelos processos de raciocínio lógico, e de padrão de solução de problemas.
O emocional se baseia em – Extroversão X Introversão; Pensamento X Sentimento; Sensação X Intuição; Julgamento X Percepção.
Os valores e as atitudes são pessoais e praticamente infinitos.
Estilos de Vida
Une variáveis psicográficas com os modos de vida das pessoas. O comportamento de compra e de consumo de uma pessoa revela seu estilo de vida.
Tipologia pelo ciclo de vida do produto
Com a dinâmica do mercado cada vez mais veloz, o ciclo de vida dos produtos tem diminuído cada vez mais, principalmente os voltados para a tecnologia. Sendo assim hoje existem 4 tipos de consumidores: os inovadores, os adotantes, o seguidor, e o acomodado.
As tipologias no marketing global