Cartilha de ergonomia
Esta cartilha tem por objetivo apresentar algumas informações acerca da função de Operador de Roçadeira. Sem considerarmos possível esgotar o assunto, a proposta é apresentar os aspectos que, dentro da ergonomia, são intervenientes na execução das atividades da referida função e, por isso, merecem a atenção e o empenho para a proposição de soluções.
A roçadeira agrícola é o equipamento usado para carpir de modo mais eficiente e confortável que a carpina manual ou a carpina química que, devido aos agrotóxicos, pode contaminar o trabalhador. Contudo oferece riscos ao trabalhador da ordem da ergonomia da atividade. Primeiro que é um trabalho que envolve levantamento de peso, a postura tem que ser mantida e o trabalho, em uma jornada de oito horas como costumeiramente acontece é repetitiva e monótona.
Dentre os riscos mais sérios estão a suscetibilidade a lesões de tendões, as famosas tenossinovites, popularmente conhecidas como tendinites. Sendo necessário o trabalhador se manter sempre atento aos sintomas, pois quanto mais precoce seu diagnóstico melhor será a perspectiva de recuperação.
Buscaremos apresentar os riscos ergonômicos, bem como os meios ou as formas de prevenir as doenças decorrentes dessas condições quando inadequadas. Além disso, apresentar os EPIs e os EPCs para a proteção do Operador de Roçadeira.
Ergonomia: História
A ergonomia, ou human factors (fatores humanos) ou human factors & ergonomics (fatores humanos e ergonomia), expressões pelas quais é conhecida nos Estados Unidos da América, é a disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema, e também é a profissão que aplica teoria, princípios, dados e métodos para projetar a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema. Esta é a definição adotada pela Associação Internacional de Ergonomia (International Ergonomics Association - IEA) em 2000.
A ergonomia atua para tornar o