Cartilha de ergonomia mostrando o certo e o errado
A saúde do trabalhador vem conquistando grande espaço nas empresas, o mundo está se tornando cada vez mais globalizado e as empresas vem pensando mais na saúde e no bem estar dos funcionários dentro das empresas e isso reflete diretamente em sua produtividade.
A prevenção de lesões como a LER/DORT que são doenças adquiridas no trabalho, como também problemas de fatores biopsicossociais, são vistas atualmente pelas empresas de forma cada vez mais necessária no ambiente de trabalho e como meio para tal prevenção temos a cinesioterapia laboral.
1.1 Mas, o que é uma DORT?
DORT - Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, antiga LER - Lesões por Esforços Repetitivos. Esses distúrbios acometem tendões, músculos, nervos, ligamentos e outras estruturas responsáveis pelos movimentos dos membros superiores, das costas, região do pescoço, ombros e membros inferiores. Eles estão intimamente ligados à informatização e aos novos processos industriais. Isto porque estes levam as pessoas a permanecerem por longos períodos em posições estáticas, desempenhando tarefas mecânicas e repetitivas. Além disso, a maioria das pessoas trabalha excessivamente e em postura inadequada. As lesões ocupacionais são responsáveis por um grande número de afastamento médico e invalidez permanente do profissional. (PAGLIARI, 2002)
2 OBJETIVOS:
2.1 Objetivo Geral:
Promover a prática de exercícios terapêuticos e preventivos realizados no ambiente de trabalho, com a finalidade de colocar previamente cada pessoa (e todos) da equipe ou grupo de trabalho bem preparadas para o exercício do labor diário.
2.2 Objetivos Específicos:
A Cinesioterapia Laboral trará diversos benefícios ao indivíduo, benefícios esses, de ordem biopsicossocial.
Biológicos:
* Provocar o aumento da circulação sanguínea em nível da estrutura muscular, melhorando a oxigenação dos músculos e tendões e diminuindo o acúmulo do ácido lático; * Melhorar a mobilidade e