Cartilha de ergonomia
OPERADOR DE CHECKOUT
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
OPERADOR DE CHECKOUT
NR 17 – ANEXO 1
ORIGEM E HISTÓRIA DA ERGONOMIA
LER/DORT
RISCOS PARA O OPERADOR DE CHECKOUT
EPI
EPC
AET
GINÁSTICA LABORAL
CONCLUSÃO
REFERENCIAS
INTRODUÇÃO
Esta cartilha tem como objetivo apontar os problemas e melhorias para o operador de Checkout, nela está contido maneiras de como evitar e eliminar doenças ocupacionais para maior motivação e aumento da produtividade do colaborador.
.
OPERADOR DE CHECKOUT
Operador de caixa ou recepcionista de caixa é o profissional cuja a função é registrar mercadorias em um PDV e receber do cliente. Antes executadas praticamente por mulheres, hoje em dias vemos alguns homens na função.
É uma das profissões mais importantes no ramo do varejo, onde educação, paciência e atenção são fundamentais para um bom atendimento. a operadora se relaciona diretamente com o cliente.
As funções desenvolvidas são registrar as compras do cliente com atenção, em alguns casos pesar mercadorias e se necessário auxiliar o cliente a empacotar as compras. No Brasil a profissão e um pouco desvalorizada por empresas em razão de trabalhar aos finais de semana e feriados e também por clientes, precisa-se de tolerância com alguns e ter atenção com outros.
No Brasil o Dia da Operadora de Caixa é celebrado em 19 de Outubro.
NR 17 – ANEXO 1
1. Objetivo e campo de aplicação
1.1. Esta Norma objetiva estabelecer parâmetros e diretrizes mínimas para adequação das condições de trabalho dos operadores de checkout, visando à prevenção dos problemas de saúde e segurança relacionados ao trabalho.
1.2. Esta Norma aplica-se aos empregadores que desenvolvam atividade comercial utilizando sistema de auto-serviço e checkout, como supermercados, hipermercados e comércio atacadista.
2. O posto de trabalho
2.1. Em relação ao mobiliário do checkout e às suas dimensões, incluindo distâncias e alturas, no posto de trabalho deve-se:
a) atender às características antropométricas de 90% dos