cartilha de contraceptivos
Mas o que é contracepção e para que serve?
Contracepção é o uso de métodos que previnam uma gravidez indesejada, principalmente.
Tendo, assim, uma grande importância, pois permite que os casais planejem suas famílias, escolhendo o momento mais adequado para vinda de uma criança.
E... Como são esses métodos?
São vários os métodos contraceptivos existentes que evitam a fecundação, evitando a gravidez. Iremos mostrar-lhes alguns dos que existem, porém é conveniente que você procure seu ginecologista para analisar que o método escolhido é realmente adequado para você!
Será que são realmente seguros?
São mágicos, mas quando utilizados de forma correta, diminuem consideravelmente os riscos de uma gravidez não planejada.
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS ORAIS
As pílulas contraceptivas possuem, geralmente, quantidades combinadas de ESTRÓGENO e PROGESTERONA, hormônios sexuais femininos, em concentrações adequadas para inibir ou interromper as condições propícias à gravidez.
PÍLULA ANTICONCEPCIONAL:
podem conter estrógeno e progesterona sintéticos que simulam no organismo as condições de gestação, avisando ao organismo a NÃO necessidade de OVULAÇÃO. Algumas pílulas possuem apenas progesterona, o que diminui a eficácia da prevenção de uma gravidez indesejada e aumenta suas contraindicações.
PÍLULA DO DIA SEGUINTE: possui quantidades maiores dos hormônios estrógeno e progesterona,
CESSANDO A FIXAÇÃO DO EMBRIÃO no útero materno.
Elas são mais indicadas em casos de urgência, como estupros ou rompimento da camisinha. Por conter alta concentração de hormônio não pode ser utilizada com frequência. CUIDE-SE! As pílulas anticoncepcionais possuem contraindicações e efeitos colaterais diversos. Por isso, antes de tomar esses medicamentos, consulte seu ginecologista ou seu endocrinologista. O uso indiscriminado desses remédios podem causar danos à sua saúde.
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS FÍSICOS
CAMISINHA: é o método