Cartilha métodos contraceptivos
Os métodos contraceptivos são utilizados por pessoas
Que têm vida sexualativa e querem evitar uma gravidez.
Além disso, eles também protegem de doenças Sexualmente transmissíveis (DST).
Quais são os tipos de contraceptivos existentes?
Há vários tipos de métodos contraceptivos disponíveis no mercado, como a camisinha masculina, camisinha feminina, o DIU (dispositivo intrauterino), contracepção hormonal injetável, contracepção hormonal oral (pílula anticoncepcional), implantes, espermicida, abstinência periódica, contracepção cirúrgica, entre outras.
Como utilizar alguns dos principais métodos contraceptivos:
Camisinha Masculina e Feminina:O uso da camisinha, desconsiderando a abstinência sexual, é o único método contraceptivo capaz de prevenir não só a AIDS, mas uma gama de doenças sexualmente transmissíveis; quando utilizada em todas as modalidades sexuais.
Camisinha Masculina
Camisinha feminina
Dispositivo Intrauterino (DIU): O DIU é um método contraceptivo reversível queimpede, através de substâncias químicas como hormônios ou metais, a subida dos espermatozoides pelas trompas (tubas uterinas), não havendo, portanto, a fecundação do óvulo.
A colocação do DIU deve ser feita por um médico ginecologista. É muito importante que você procure um médico confiável, que siga à risca todos os procedimentos de assepsia, diminuindo a chance de infecção.
Contracepção hormonal:É um dos métodos contraceptivos mais utilizados pelas mulheres. A utilização de alguns hormônios, como o estrógeno e a progesterona, inibem a ovulação, evitando assim a gravidez. A contracepção hormonal pode ser de dois tipos: injetável e oral (através do uso regular mensal de pílulas).
Espermicidas: Os espermicidas são cremes, supositórios, espumas ou geléias especiais colocados dentro da vagina antes da relação sexual. Eles