Cartilha bombeiros
Major do Corpo de Bombeiros
O
intuito deste documento é orientar o
agente vistoriador do CBPMESP a realizar uma inspeção visual das instalações elétricas de baixa tensão, após conhecer os conceitos básicos de eletricidade e as proteções necessárias dessas instalações. Tal inspeção visa tão somente à constatação visual da existência das medidas e dispositivos essenciais à proteção das pessoas e das instalações contra possíveis situações de risco de choque elétrico ou de incêndio.
Dessa forma, a inspeção visual do CBPMESP não garante que todas as prescrições constantes da norma NBR 5410 foram plenamente atendidas, uma vez que se trata de uma constatação i n loco da existência ou não de determinada medida de segurança, passível de verificação visual e constante na lista de verificação do vistoriador ( check-list) .
Compete ao responsável técnico contratado para a realização dos serviços
(projeto, execução, manutenção, teste de conformidade da instalação elétrica etc.) o correto dimensionamento das instalações elétricas, conforme prescrições normativas; e ao proprietário ou responsável pelo uso do imóvel competem a manutenção e a utilização adequada das instalações elétricas.
Quando da solicitação da vistoria da edificação, far-se-á necessária a apresentação de um atestado de conformidade das instalações elétricas, acompanhado da respectiva anotação de responsabilidade técnica (ART), e assinado pelo técnico responsável e pelo usuário da edificação (proprietário ou responsável pelo uso).
Modelo desse atestado encontra-se no final deste trabalho.
3
1.1 - Inspeção Visual
A inspeção de uma instalação elétrica deve iniciar-se pelos quadros elétricos, onde se constatam a maioria dos itens de segurança presentes ou não na edificação.
Inicia-se a inspeção pela caixa de entrada de energia e posteriormente o quadro principal e quadros terminais. Na inspeção visual do CBPMESP, não há necessidade de verificação de