A gestão ambiental nas indústrias brasileiras
UM ESTUDO DE CASO
AUTORES
Flávio Hourneaux Junior
Mestrando em Administração – FEA-USP
Av. Diógenes Ribeiro de Lima, 3194 – Ap. 81 – São Paulo
Tel: 11 9135-9675 – flaviohjr@usp.br
Maria de Fátima de O. Barbosa
Engenheira Civil – FIESP
Rua Dr. Nicolau de Souza Queiroz, 759 apto. 95 - São Paulo, SP
Tel: 11 5573-7318 - mbarbosa@fiesp.org.br
Sergio Katz
Mestrando em Administração – FEA-USP
R. Barão Jaceguai 1195/141 - São Paulo - SP
Tel.: 11 5543-6127 - srskatz@uol.com.br
RESUMO
Dentro da perspectiva proposta pela Gestão Ambiental, este artigo abordará o tema da utilização das técnicas e conceitos socioambientais dentro da realidade da indústria nacional.
Para atingir este objetivo, será realizado um estudo de caso a respeito de uma importante empresa do setor de embalagens, através de entrevistas e fontes de dados secundários, visando-se analisar a atuação desta organização à luz dos pressupostos teóricos que são considerados dentro do estado da arte em responsabilidade socioambiental. Fazem parte ainda do estudo as conclusões e possíveis recomendações que advém da análise do caso em questão.
PALAVRAS-CHAVE
Gestão ambiental; responsabilidade socioambiental.
A GESTÃO AMBIENTAL NAS INDÚSTRIAS BRASILEIRAS:
UM ESTUDO DE CASO
INTRODUÇÃO
Transformações significativas no ambiente competitivo, correntes nas últimas três décadas, têm pressionado as empresas a considerar, com empenho e comprometimento cada vez maiores, o impacto de suas operações sobre o meio ambiente, tanto em uma perspectiva atual, como futura. As razões para isso são diversas: em primeiro lugar, consumidores, cada vez mais conscientes das limitações de recursos oriundos do ambiente natural e da necessidade de um desenvolvimento sustentável, passaram a exigir um comportamento ambientalmente correto das empresas produtoras dos bens que consomem, exercendo uma forte e crescente pressão sobre essas organizações.
Além disso, a