Cartilha ato medico
A Parapsicologia é tradicionalmente definida como a ciência que estuda os fenômenos paranormais, ou seja, todos os fatos, acontecimentos ou eventos extraordinários e fantásticos que extrapolam os limites do que é considerado normal, regular ou comum como: aparições, pressentimentos, curas, possessões, levitação de objetos, visões, entre outras. Durante muito tempo esses fenômenos foram considerados manifestações do mundo sobrenatural e, como conseqüência, a Parapsicologia passa a ser conhecida como esotérica e confundida com misticismo.
A Parapsicologia como Ciência estuda os fenômenos paranormais tendo como ponto de partida a pergunta básica de todo processo científico: Como funciona? Será que estas manifestações vêm mesmo do além ou podem ser explicadas e compreendidas cientificamente?
Descobre-se que são os seres humanos, mesmo sem saber, que desencadeiam tais fenômenos.
Partindo deste princípio o objeto de estudo da parapsicologia, principalmente a do Sistema Grisa, amplia-se. O Ser Humano, a mente humana, lugar de onde emana a “Energia Psi” com todas as suas capacidades, potencialidades e mistérios tornam-se a base dos estudos e pesquisas. Conhecer o ser humano – seu psiquismo, sua personalidade é imprescindível para harmonizá-lo não só para que ele possa controlar os fenômenos paranormais, mas também para ajudá-lo a conhecer-se, a compreender-se e a relacionar-se.
O Sistema Grisa comprova que a paranormalidade é um potencial mental normal e natural a todo ser humano que pode apresentar-se latente ou bloqueado em alguns e desabrochado em outros.
Avançando em seus estudos e pesquisas o Sistema Grisa procura entender porque cada pessoa se comporta de maneira diferente diante das circunstâncias da vida, filhos educados dentro de uma mesma família, com os mesmos valores e exigências agem e reagem de formas opostas. Busca compreender nos relacionamentos interpessoais: família, trabalho e sociedade a causa de