Cartel
Módulo: 2
Atividade: 1
Título: Cartel
Aluno: Priscila Patrícia Magalhães Gariff
Disciplina: Economia
Turma: Pós Adm 37
Introdução
O cartel se dá pelos acordos explícitos ou tácitos, entre consumidores de um mesmo mercado, em relação a preços, quotas de produção e distribuição, divisão territorial do mercado, visando aumentar preços e lucros conjuntamente para níveis próximos dos de monopólio. O CARTEL é bom para os empreendedores e péssimo para os consumidores. Para o empreendedor é bom pelo fato de que eles conseguem monopolizar o mercado, e para o consumidor é ruim, pois o mesmo se vê sem opções de compra e de negociação, eles são praticamente obrigados a pagar o preço estabelecido pela empresa.
Principais características do cartel
Existem 3 tipos de cartel: I- Cartel clássico, que é a ação dos concorrentes para maximização conjunta dos lucros, por meio de acordo para aumentar preços, restringir produção ou dividir mercados; II- Cartel contra rivais, é ação para prejudicar rivais; III- Cartel de regras, é uma coordenação mais sutil e complexa, sem acordo para aumentar preços, restringir produção ou dividir mercados.
Entre as principais características, destaca-se a padronização dos preços dos mesmos produtos em diferentes empresas. Deste modo com a formação de Cartel forma-se um monopólio de empresas do mesmo ramo de negócios, que fazem entre si verdadeiros acordos para estabelecer o mesmo preço entre os produtos e serviços que suas empresas desenvolvem. Outro ponto importante seria a falta de concorrência entre as empresas. Pois tendo-se uma tabela específica de preços em todas as empresas, o consumidor não pode fazer uma pesquisa de preços e adquirir os produtos e serviços onde eles são mais baratos, já que o preço é igual onde quer que o consumidor vá.
Dentre a Fixação de Preços ainda há:
Produção total da indústria
Quotas de mercado
Alocação de clientes
Alocação de territórios
Licitações
1. Um