Carta sobre a felicidade
Disciplina: Ética e Economia
Professora: Midiane
Aluna: Karoline Andrade Lima Ferraz
Fichamento:
A MORAL E OUTRAS FORMAS DE COMPORTAMENTO HUMANO Diversidade do comportamento Humano
As relações do homem com o mundo exterior, diferentemente do animal, são de ordens muito diversas: trabalho, arte, conhecimento e religião.
As relações dos homens entre si também são muitas: econômicas, políticas, jurídicas, morais, etc. Moral e Religião
Há duas teses sobre religião e moral: a religião inclui certa moral; e Deus como garantia da moral. Entretanto, a história da humanidade demonstra que a moral não somente não se origina da religião como também é anterior a ela.
Moral e Política
Enquanto a moral regulamenta as relações mútuas entre os indivíduos e entre estes e a comunidade, a política abrange as relações entre grupos humanos. Na política, o indivíduo encarna uma função coletiva, ao passo que agindo moralmente o elemento íntimo e subjetivo desempenha um papel importante.
As relações extremas entre política e moral são: o do moralismo abstrato, que leva a reduzir a política à moral, e do realismo político, que defende a busca de resultados a qualquer preço, seja quais forem os meios empregados, desconsiderando a moral. Moral e o Direito
De todas as formas de comportamento humano, o jurídico, ou do direito, é o que mais se associa com a moral, pois os dois estão sujeitos a normas que regulam as relações do homem. Há algumas diferenças entre as duas formas: as normas morais são cumpridas pela convicção íntima dos indivíduos, ao passo que as normas jurídicas são cumpridas por motivos formais ou externos: a esfera da moral é mais ampla do que a do direito; a moral não depende necessariamente do Estado, como o direito.
Moral e Trato Social
Também guardam relação com a moral os atos de trato social, como por exemplo, o cavalheirismo, a pontualidade, a galanteria, etc., que podem ou não variar de um